segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Velho e Sujo Buk

Charles Bukowski é um escritor que eu sempre tive vontade de ler, nunca lia, mas sabia que gostava. Decidi comprar um livro logo, um de contos (a maior parte de sua obra é de contos): Crônicas de um amor louco.

O livro é famoso, já virou filme, baseado no primeiro conto. Bukowski é grosseirão, fala muitos palavrôes, diz a toda hora que, sem foda, uma história não fica boa. Mas, por incrível (ou não) que pareça, ele conesegue passar umas coisas muito....bonitas!

Nesse primeiro conto, A mulher mais linda da cidade, o personagem (quando não o próprio Bukowski, um alter ego) é um cara muito feio e vagabundo, mas a mulher mais linda da cidade se ''encanta'' com ele. É um amor diferente, em hotéis sujos, cheio de bebida, auto-mutilações e a foda de sempre. Mas é uma coisa verdadeira, natral, envolvente. Amores floreados cansam, todo mundo fode e fala porra.


Para quem não conheçe ele uma ''prévia'' do que ele escreve, também: ''Está ferida, mas ainda com vida. o guarda olha para todos os lados, levanta a macaca do chão, tira o pal para fora, tenta meter. Tempo perdido. Só cabe a cabeça. Merda. joga a coitada de novo no chão, encosta a pistola no crânio dela e BUM! acabou''


E ele ainda tem umas críticas a política (americana em principio) que só alguém dese jeito pode ter; contundentes, que vão ao fundo em alguns assuntos e debohchadas.


Para quem entende inglês e quer conhece-lo e ouvir um podema dele e lido por ele:
http://www.youtube.com/watch?v=yalRn12UzSQ


Gabriel.

Um comentário:

  1. Hmm, não sei de onde alguém tirou essa idéia hostil de que um escrito com palavrões não é capaz de passar algo profundo – ou bonito, como queiram. – Essa visão é altamente antiquada, até meio que medieval – não sei bem --‘
    Bom, Gabriel, eu particularmente gostei da descrição que você fez sobre Bukowski. Não o conheço – pra falar a verdade, nunca nem ouvi falar – mas vejo que essa é uma boa hora para tal. Particularmente gosto de estórias e contos eróticos, embora não tenha muita experiência em leituras desse tipo, acho que só li uns 4 livros sobre o assunto (A História de O; A Casa dos Budas Ditosos; Leoa ou Gazela, Todo Dia é Dia Dela; O Doce Veneno do Escorpião – que é um lixo por sinal, esse último).
    Procurarei os livros desse cara – espero que não sejam difíceis de encontrar. Caso leia, depois passo aqui e deixo minha crítica sobre os seus contos.

    ResponderExcluir