quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ratos, ratos!


Nessas férias resolvi ler "O seminário dos ratos" da querida Lygia Fagundes Telles. Desde "As Meninas" eu mudei completamente minha relação com essa escritora, confesso que antes havia um certo receio no ar relacionado a falta de profundidade de suas obras, qualquer coisa comparativa com Lispector que me deixava indeciso se devia ou não lê-la. No entanto a sutileza de suas palavras são implicitamente profundas. É que com carinho a gente perde o medo de se afundar.
Enfim, O livro é bem rapidinho com vários contos (destaque para os contos "WM" e " A sauna"), os quais foram classificados por inúmeros jornalistas da década de 70 (época em que o livro foi publicado) como contos pertencentes ao movimento do realismo fantástico. Eu na minha timidez ousada arrisco dizer que não, não é nada disso. Lygia não resolve nos transportar para outra realidade, e sim brincar com nossos valores metaforizados numa fantasia vivida. Assim, não é você que é levado para outro universo, você apenas olha para o lado e enxergar um outro universo ao seu redor, o universo dos ratos.

João Henrique Valentim
http://skoob.com.br/usuario/145497

Um comentário:

  1. Sei-la cara...a Ligia deve ser legal...mas é bom cara q nem vcs q falam bem, pq na critica naum da para acreditar...é bom alguem q diz "na minha opnião", pq a palavra critica sempre tem um ar de arrogancia q eu naum gosto...Bom, se eu topar com a Ligia em alguma biblioteca eu a leio...valew pelas palavras..........

    ResponderExcluir