domingo, 16 de agosto de 2009

Força, Lygia, Força.

"Gosto muito das pessoas mas essa necessidade voraz que às vezes me vem de me libertar de todos. Enriqueço na solidão, fico inteligente, graciosa e não esta feia ressentida que me olha no fundo do espelho. Ouço duzentas e noventa e nove vezes o mesmo disco, lembro poesias, dou piruetas, sonho, invento, abro todos os portões e quando vejo a alegria está instalada em mim"
"As meninas" Lygia Fagundes Telles.

Eu não lembro onde nem quando li alguma coisa da Lygia falando das suas palavras-facas e a força das suas personagens, de cara eu achei isso uma bobagem mas por via das dúvidas resolvi ler um livro dela.. "As Meninas" (também adaptado pro cinema dirigido por Emiliano Ribeiro, 1995).
Bom é impressionante como cada palavra do livro tem seu sentido especifico na conjunto da obra, é como se cada palavra tivesse ali com um valor próprio em que juntas formam um campo impenetrável de sentimentos. Uma simples preposição por exemplo não é uma mera preposição e sim um elo de força que se prende com todo o resto gramatical formando o todo do livro .

O livro é definitvamente um clássico brasileiro da literatura contemporanea.
E retiro todas as minhas injurias a Lygia que uma vez eu já disse.

Até onde eu sei própria infelizmente estava internada no hospital Sírio-Libanés..mas parece que ela voltou pra casa, não sei direito.
Força Lygia, força.

João Henrique!

Um comentário:

  1. Já ouvi falar sobre a Lygia Fagundes Telles, tive uma professora de redação – Emanuela – que gostava muito dos seus escritos, porém, nunca tive oportunidade de lê-la. Com certeza ela entrará na minha infinita lista de coisas que preciso ler. Não estou com muito tempo disponível ultimamente – mas não tem mal, tenho a vida toda para concluir a leitura.

    ResponderExcluir